terça-feira, 16 de setembro de 2008

Tecnologias Educacionais: uma realidade

A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
EM SALA DE AULA: UMA REALIDADE?

LINCK, Ieda Márcia Donati 1 ,ALMIROM, Daniele Batista 2 .

Palavras – chaves: evolução, tecnologia, comunicação, educação.

Esta pesquisa, desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa na habilitação de Publicidade e Propaganda do Curso de Comunicação Social, da UNICRUZ em 2007, tem por objetivo questionar o real aproveitamento dos recursos tecnológicos adotados na educação atual. Além de observações feitas, ela baseia-se em autores da área, os quais afirmam que a tecnologia, de fato, pode provocar uma verdadeira revolução em todos os campos das atividades humanas. É dessa forma que os novos hábitos foram introduzidos no âmbito da investigação científica e tecnológica. Esse estudo busca entender a rápida expansão dessas novas vias de comunicação na educação e como devem ser adotadas, pois isso é integrar-se com o cotidiano do aluno. Professores, funcionários e pessoas que estão próximas às crianças e adolescentes em geral devem estar atentos às evoluções do nosso mundo, e cientes de que o uso do aparato tecnológico existente pode oportunizar um bom futuro pós-escolar. Por isso, buscou-se compreender qual a melhor forma do aluno perceber, conhecer e avaliar as novas tecnologias ainda na escola e assim tornar-se apto ao mercado de trabalho. Infelizmente, conforme constatação feita, em muitos casos, nem mesmo os educadores se deram conta de que a escola deve estar atenta a essa evolução, buscando a cada momento uma maneira nova de ensinar e qualificar os futuros profissionais. Conforme dados atuais, está provado que os educandos sairão da escola preparados se souberem fazer bom uso das tecnologias existentes no cotidiano, seja na informática, na TV ou na simples impressão de um jornal. Esse estudo visou, de forma ética e comprometida, desenvolver a sensibilidade dos professores para trabalhar o senso crítico dos alunos, através da tecnologia existente, além de proporcionar também, aos estudantes, o aumento de seus conhecimentos culturais. Uma coisa é certa: o mundo mudou e a escola deve acompanhar essa evolução. Os educadores devem, no mínimo, utilizar os recursos tecnológicos existentes para transformar a sala de aula num ambiente (pró)ativo, no qual aprender seja prazeroso e construtivo.




1 Professora do Curso de Comunicação Social da UNICRUZ. Mestre em Educação. E-mail: l.linck@terra.com.br
2 Acadêmica do Curso de Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda. E-mail: dani_almirom@hotmail.com

Nenhum comentário: